terça-feira, 15 de julho de 2014

Caldeirada de Linguado à Provençal

Ingredientes
  • 500g de filés de linguado, sem pele e cortados em pedaços de 4 cm
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 cebolas grandes raladas
  • 2 latas de polpa de tomate
  • 1 buquê garni
  • 2 batatas cortadas em cubos de 1cm
  • 24 azeitonas sem caroços e fatiadas
  • 1 1/4 xícara (chá) de suco de tomate
  • 2 1/2 xícaras (chá) de caldo de legumes
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 3 colheres (sopa) de salsinha bem picada

Modo de Preparo

Esse caldo tem origem francesa e é uma simplificação do Bouillabaisse, mais simples de fazer e que fica bem gostoso. Além disso, é muuuuiiiiiitttttooooo bom para os dias frios. :)

Antes de começar, prepare o Buquê Garni e o suco de tomate. Eu uso tomilho, salsa, louro e sálvia, mas você pode usar outros ingredientes como preferir (veja detalhes no link fornecido). Só não aconselho usar alecrim, pois muitos chefs dizem que ele altera bastante o sabor final do prato. Se você encontrar as ervas frescas, corte um punhado de cada e faça um ramo pequeno. Amarre bem firme com barbante. Eu geralmente uso os ingredientes moídos em conserva (que se compra naqueles potinhos/pacotinhos de temperos) pela praticidade e facilidade de achar (principalmente o tomilho). Faço literalmente um sachê usando um pouco de gaze (que você compra na farmácia): coloco os ingredientes, embrulho em um saquinho e amarro a ponta firmemente com barbante. Use o excesso de barbante para amarrar o Buquê Garni no cabo da panela (pois assim facilita a remoção posteriormente, ao final do cozimento). O suco de tomate é simples de fazer: tire a pele e as sementes de dois tomates grandes, corte em cubos e bata no liquidificador com um pouco de água.

Pra começar a receita, coloque o azeite em uma panela funda e aqueça. Refogue a cebola até ela ficar dourada, e então acrescente a polpa e o suco de tomate, e também o Buquê Garni. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por uns 5 minutos mexendo de vez em quando. Então, adicione os demais ingredientes, com exceção da salsinha e do peixe. Coloque pimenta do reino e sal a gosto (dica pra quem gosta: esse prato fica especialmente bom mais apimentado mesmo - e ajuda ainda mais a esquentar as noites frias!). Cozinhe por uns 20 minutos em fogo brando ou até a batata ficar cozida. Só então adicione o peixe. Cozinhe por mais alguns minutos tomando cuidado para não passar do ponto: se cozinhar demais, o linguado irá desmanchar muito (e sequer aparecer na foto do seu post no blog! ainda assim, o prato fica muito gostoso hehehe). Por fim, desligue o fogo, adicione a salsinha, mexa para misturar e sirva enquanto quente.

Rende 6 porçoes bem generosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.