sábado, 1 de setembro de 2012

Biscoitos de Chocolate e Margarina

Ingredientes
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 gemas
  • 4 colheres de sopa de margarina
  • 1 xícara de chocolate em pó solúvel

Modo de Preparo

Os ingredientes listados são para as duas partes da massa, a branca e a negra. Você pode misturar todos os ingredientes e fazer uma massa só, para então dividi-la em duas metades ao final ou fazer duas misturas separadas. Eu prefiro fazer duas misturas separadas, pois acho mais simples. Nesse caso, divida os ingredientes (exceto o chocolate em pó, que é todo utilizado para a segunda mistura) por dois.

Em uma tigela grande, despeje a farinha de trigo, adicione o açúcar, a margarina e as gemas. Misture com as mãos até a massa ficar mais firme e formar uma bola. Se precisar, pode adicionar um pouco de farinha de trigo se achar necessário para a massa soltar das mãos. Porém, cuidado para não exagerar - a massa deve ficar um pouco molhada mesmo.

Repita o procedimento para a segunda mistura (ou divida a massa em dois, caso tenha utilizado todos os ingredientes). Quando a massa estiver como uma bola, adicione o chocolate em pó solúvel aos poucos enquanto mistura com as mãos. Se precisar, use um pouco das claras previamente separadas para dissolver o chocolate. A massa deve ser misturada até que todo o chocolate tenha sido dissolvido e ela esteja totalmente escura.

Coloque uma das misturas em um saco plástico transparente e abra a massa sob uma superfície lisa com ajuda do rolo de macarrão. O saco plástico serve para evitar que a massa grude na superfície ou no rolo, pois ela é bastante pegajosa. Faça o mesmo com a outra mistura, em um outro saco plástico transparente. O uso de sacos plásticos (desses vendidos no supermercado para armazenar alimentos) é o ideal, mas você pode usar dois pedaços de plástico para armazenamento também.

Quando as massas estiverem abertas, corte os sacos plásticos em um dos lados e vire uma das massas sobre a outra, tomando o cuidado para não fazer dobras. As massas vão se colar, mas não tem problema se não ficarem exatamente posicionadas uma sobre a outra, pois isso pode até resultar em um visual diferente depois. Remova o saco da massa que ficou por cima, e usando o saco plástico da massa que ficou por baixo enrole-as como em um rocambole a partir de uma das extremidades. Comece a enrolar de maneira bem apertada, para que as massas fiquem bastante firmes.

Mantenha o rocambole formado envolto no plástico remanescente e leve à geladeira por mais ou menos uma hora. Então, retire da geladeira e corte a massa em biscoitos utilizando uma faca bem afiada. Facilita muito se os cortes forem feitos inclinados e também dá um visual bonito aos biscoitos.

Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo polvilhada e distribua os biscoitos lembrando de deixar um pequeno espaço entre eles para que possam crescer um pouco (basta um dedo de distância). Leve ao forno pré-aquecido e fique atento(a)! Eles cozinham muito rápido e queimam facilmente. Quando começarem a ficar dourados, está na hora de tirá-los do forno. Podem aparentar estarem crús, mas essa é a consistência desejada.

É ideal servi-los imediatamente, enquanto ainda quentes. Para armazená-los, utilize um tupperware que feche bem, pois eles endurecem rapidamente em contato com o ar (e podem ficar muito duros de um dia pro outro se deixados fora de um pote de plástico desse tipo).

Esses biscoitinhos são ótimos pra acompanhar o café da tarde. :-)

Fonte: Dona Maria, minha mãezinha querida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.