domingo, 18 de julho de 2010

Creme Brûlée

Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 6 gemas de ovo
  • Uma fava de baunilha (ou uma colher de chá de extrato de baunilha)
Materiais
  • Maçarico de cozinha
  • Concha para caldos
Modo de Preparo

Para extrair as sementes da fava de baunilha aperte a ponta da fava com o dedo indicador sobre uma superfície lisa e enfie uma faca pequena por debaixo do dedo, de modo a furar a fava. Deslize a faca ao longo da fava para cortá-la ao meio, e separe as metades. Raspe a parte interna de cada metade com a própria faca para extrair as sementes. Pode-se utilizar extrato de baunilha no lugar da fava, mas a receita fica mais saborosa com o uso das sementes.

Em uma panela, adicione a fava e as sementes ao creme de leite e aqueça, misturando até ferver e subir. Então, apague o fogo, tampe com a panela e deixe descançar por 10 minutos. Enquanto o creme de leite descansa, misture as gemas ao açúcar em uma vasilha e bata com a batedeira (ou com o foei) até ficar em ponto de fita (a massa escorre lentamente das pás da batedeira e se acumula em pequenas fitas quando caem). Após os 10 minutos, jogue aos poucos o creme sobre as gemas com o açúcar e misture suavemente. Esse processo serve para evitar que as gemas cozinhem muito rapidamente quando todos os ingredientes forem misturados. Evite colocar muito ar no caldo enquanto mistura, pois ele afeta o sabor do produto final.

Remova a fava de baunilha do caldo. Com ajuda de uma conha, encha os recipientes para o creme brûlée com o caldo (os recipientes devem ser de cerâmica; recipientes especializados para essa sobremesa podem ser encontrados nas melhores lojas do ramo), e use o maçarico de cozinha para remover qualquer bolha que exista sobre a superfície do caldo.

Coloque os recipientes em uma bandeja ou assadeira profunda deixando algum espaço para um deles. Use o espaço para despejar cuidadosamente água fervida na assadeira até que a água atinja o meio dos recipientes. Cuidado para que a água não se misture ao caldo em nenhum recipiente.

Por fim, leve tudo ao forno pré-aquecido a 150º C por 45 minutos. Ao retirá-los, o creme deverá estar com a consistência de uma geléia. Espere esfriar um pouco e leve à geladeira por volta de 4 horas. Na hora de servir, cubra-os com uma camada generosa de açúcar cristal e remova o excesso com uma leve batida no recipiente. Então use o maçarico para queimar o açúcar. Se não tiver um maçarico disponível, pode-se usar uma colher velha, dobrada e aquecida no fogão.

Ao realizar essa última tarefa, mantenha diferentes colorações permitindo que o açúcar queime mais em certas áreas do que outras. Não tema em deixar pontos bem queimados, pois o contraste do gosto azedo com o doce é um dos melhores aspectos dessa sobremesa. Sirva imediatamente, e aproveite! :-)

Rende 6 porções.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.