- 1 kg de filé mignon
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Manjerona, manjericão, pimenta-do-reino, orégano e sal a gosto
- 1 cebola picada
- 1 xícara de chá de salsinha picada
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 xícara de chá de vinho madeira
- 1 xícara de chá de água
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
Corte os bifes do filé migon com aproximadamente 2 cm de espessura e tempere-os com manjerona, manjericão, orégano, pimenta do reino e sal a gosto. Uma dica para evitar de deixar o prato muito "quente" (apimentado) é salpicar a pimenta apenas em um dos lados do bife. Após temperar cada bife, fure-os levemente com um garfo para facilitar que o tempero "pegue" na carne. Deixe os bifes descansarem por 1 hora e frite-os na manteiga (duas colheres de sopa costumam bastar, mas você pode adicionar mais manteiga se achar necessário.
Use uma frigideira funda para fritar os bifes, pois ela será necessária para fazer o molho. Os bifes fritos devem ser mantidos em uma panela aquecida em banho-maria (com fogo desligado ou fogo baixo), para que permaneçam quentes até que o molho esteja pronto. Para o molho, refogue a cebola picada em uma colher de manteiga numa palela separada.
Depois refogue a salsinha picada na mesma panela em que os bifes foram fritos e acrescente a cebola previamente refogada, junto com o extrato de tomate, o molho inglês e o vinho. Mexa até ferver, e adicione a a farinha de trigo peneirada e dissolvida em um pouco de água. Mexa novamente até engrossar e coloque o molho sobre os bifes para aquecê-los. Se você for demorar para servir, mantenha em fogo baixo a panela em banho-maria e aqueça o molho antes de colocá-lo sobre os bifes.